Pedro Fernando Nery é doutor em Economia do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília, consultor legislativo do Senado Federal para Economia do Trabalho, Renda e Previdência e professor do IDP.
Foi conselheiro do Banco de Desenvolvimento do Sul (BRDE) e diretor de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-Presidência da República (2023-24).
É coautor do livro Reforma da previdência: Por que o Brasil não pode esperar? e autor do livro Extremos: um mapa para entender as desigualdades no Brasil.
UM BRASIL
Em agosto de 2024, Nery conversou com a Revista Problemas Brasileiros e Canal UM BRASIL — ambas realizações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, sobre o sistema tributário, a Reforma Administrativa e a distribuição de renda no País. Ele defendeu que as conquistas das últimas décadas ainda nos permitem enxergar o futuro com um “otimismo realista”, mas é preciso buscar mais eficiência em políticas tributárias e administrativas — agendas intrínsecas ao combate às desigualdades sociais.
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhesDe acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes