UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Mudança de identidade nacional pode gerar valor ao País

Publicado em: 13 de janeiro de 2023

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Renato Galeno

Diante das mudanças da autoimagem do cidadão brasileiro, a conhecida “síndrome de vira-lata” talvez precise ser repensada. Este e outros insights foram os resultados captados por uma pesquisa realizada pela agência Ana Couto, destaca a especialista em branding e CEO da empresa, Ana Couto, em entrevista ao Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na conversa com Renato Galeno, Ana explica que a identificação do País foi captada pela união de três frentes, por meio de uma metodologia aplicada a uma região . “O branding é o alinhamento do que a marca é, o que faz e como fala. O ‘é, faz e fala’ é o que gera a diferenciação o valor. Pegamos o método que decodifica o valor das organizações e trouxemos ao Brasil”, diz.

A dicotomia entre o Brasil e o cidadão – que deixou claro que, a despeito de ser horrível morar no País, é maravilhoso ser brasileiro – praticamente é inexistente quando ele é questionado a respeito de símbolos como a bandeira nacional e a camisa da seleção. “É impressionante a identidade ligada ao futebol, algo em comum à maioria da população”, comenta.

A pesquisa ainda destaca a falta de conexão com o mundo, a falta de planejamento e as brigas internas (polarização) como desafios a serem superados. Em contrapartida, 65% veem o Brasil como uma potência tecnológica, e 58%, como potência artística, enquanto 65% apostam na Nação como uma potência ecológica para o mundo.

“Descrevemos o Brasil como um país festeiro, alegre, acolhedor, criativo e trabalhador. Estes são atributos que ninguém mais tem. São diferenciais competitivos que devemos abraçar intencionalmente, porque é o que nos diferencia, traz valor. Devemos abraçar as potencialidades e tornar isso um papel público, privado, de cidadania, de todos, para começar a ter uma visão de longo prazo”, afirma Ana.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes
Economia e Negócios

As origens da crise entre os Poderes e da polarização no Brasil 

Creomar de Souza, da Dharma Political Risk and Strategy, discute os efeitos da conjuntura política sobre o setor empresarial

ver em detalhes
Economia e Negócios

Crise entre os Poderes impacta desenvolvimento econômico no País 

Alessandra Ribeiro e Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, explicam como o mercado reage às tensões entre Executivo, Legislativo e Judiciário

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.