UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Educação política transforma indivíduos em cidadãos

Publicado em: 29 de setembro de 2022

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

Como o Estado não providencia educação política de qualidade, cabe às empresas, instituições e organizações da sociedade civil compartilharem o conhecimento capaz de explicar à população como um país se organiza, de modo que todos os cidadãos possam entender a importância de participar, debater e se preocupar com os rumos da nação – elemento fundamental do processo de cidadania.

Em debate promovido pelo UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, em parceria com o Movimento Voto Consciente, Ana Costa, vice-presidente jurídica da Natura &Co América Latina, e Gabriel Marmentini,co-fundador da Politize!, defendem o incentivo à educação política como ferramenta de transformação social, por meio da qual os indivíduos se tornam cidadãos.

A executiva da Natura, por exemplo, cita que a empresa, na venda direta de seus produtos, conta com mais de 1,2 milhão de mulheres em todo o País, público responsável pela maioria dos votos nulos e brancos nas eleições. Além disso, ressalta que o eleitor, em geral, demonstra confiança nos negócios, enquanto hesita em acreditar nos governantes.

“Temos uma responsabilidade muito grande em relação a isso. E, com base nesta responsabilidade e visando a tornar os indivíduos cidadãos, não falo nem em educação política. Para mim, trata-se de cidadania”, afirma Ana Costa.

Marmentini, por sua vez, destaca que uma eventual mudança de comportamento do eleitor brasileiro deve ocorrer quando este compreender o funcionamento do sistema eleitoral, das instituições e dos três poderes.

“A educação política está atrelada ao processo de transmissão de conhecimentos básicos a fim de que as pessoas possam ter o mínimo de conhecimento para compreender a sociedade”, resume o empreendedor social. “A partir desta expansão cognitiva, podemos agir, em vez de simplesmente ficar inerte diante das situações, e entender que temos de construir e coproduzir o Estado de bem-estar social”, acrescenta.

Na ausência de uma formação originada do Estado, Ana Costa aponta que empresas, organizações e instituições, mediante a promoção de causas emblemáticas, podem atingir a rede de colaboradores, uma vez que “a consciência política gera cidadania”.

“Temos de promover políticas públicas. Estamos aqui para criar diálogos, e a iniciativa privada tem de conversar com governos e sociedade civil. Este é o nosso papel: estamos aqui para construir pontes, e não muros, além de defender políticas públicas”, frisa.

Na avaliação de Marmentini, a educação política deveria ser prioridade na formação do cidadão. O empreendedor social, além disso, conclama as organizações a contribuírem para este processo.

“As pessoas nascem indivíduos e se tornam cidadãos. Então, o processo de cidadania é uma conquista – e isso precisa ter um plano. Assim como criamos planos de ação para várias coisas que queremos alcançar, precisamos pensar em um planejamento para conseguir ter o direito garantido à educação política”, argumenta o co-fundador da Politize!.

Assista ao debate na íntegra e se inscreva no Canal UM BRASIL!

Educação política

A série é composta por um conjunto de cinco debates com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para conhecer a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais informada e compromissada com o exercício da cidadania.

(Foto: Ana Costa; crédito: Roberto Setton)

(Foto: Gabriel Marmentini; divulgação)

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País

ver em detalhes
Sociedade

A crise climática virou um problema da comunicação 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade

ver em detalhes
Economia e Negócios

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.