UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Manoel Fernandes

  • COMPARTILHAR

Manoel Fernandes é sócio da Bites, empresa especializada em análise de dados. Jornalista com passagem por Veja, Forbes Brasil e ISTOÉ Dinheiro, dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações (RNT). É especialista em Relações Governamentais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e integrante do Conselho de Turismo (CT) e do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), ambos da FecomercioSP; do Grupo de Pesquisas de Redes Sociais (GVRedes), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp); do Conselho do Instituto de Relações Governamentais (IrelGov); e sócio efetivo do movimento Todos Pela Educação. 

UM BRASIL

Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em outubro de 2021, Fernandes analisa fatores determinantes para as eleições presidenciais de 2022, explica as condições de vitória da oposição e da chamada “terceira via” e, ainda, fala sobre os desafios atuais da comunicação e do jornalismo.

Em abril de 2025, Fernandes conversou novamente com o UM BRASIL. Em entrevista, defendeu que a política é a última fronteira da digitalização no Brasil. O especialista também opinou sobre a relação entre a internet e as eleições e o papel dos protestos de junho de 2013 na digitalização da participação política nacional.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Política

A democracia não está em crise, mas em transformação

Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo

Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.