As oportunidades da educação no Brasil
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
UM BRASIL conversa com Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e um dos autores do IOEB, o índice que mostra as oportunidades da Educação dos municípios e estados brasileiros. Nesta entrevista, Reynaldo Fernandes explica como o índice ajuda a aperfeiçoar o sistema de controle social da Educação, já que oferece dados sobre a qualidade do ensino e o aproveitamento escolar de crianças e jovens de uma determinada localidade.
Segundo o especialista, a questão da melhora do cenário educacional brasileiro no Brasil envolve uma série de especificidades. Em primeiro lugar, os investimentos em Educação demoram para ter efeito – os primeiros resultados podem aparecer em seis ou sete anos.
Ele avalia também que “problemas na Saúde, por exemplo, são mais perceptíveis para as pessoas; sobre Educação, a população sabe se tem vaga ou não na escola, mas perceber a qualidade da Educação é algo mais abstrato”. Reynaldo Fernandes acrescenta: “Se a Educação fosse um problema de insumo, como construir uma ponte, seria fácil mudar, mas a tarefa é muito mais difícil.”
Por fim, ele ressalta que a sociedade civil precisa exigir melhorias. “Se não houver essa reivindicação, será muito difícil mudar esse quadro”, afirma.
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Política
A democracia não está em crise, mas em transformação
Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais
ver em detalhes
Economia e Negócios
Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Transição energética pode levar décadas e deve ser financiada com a renda do petróleo
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes