UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

As oportunidades da educação no Brasil

Publicado em: 29 de outubro de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

UM BRASIL conversa com Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e um dos autores do IOEB, o índice que mostra as oportunidades da Educação dos municípios e estados brasileiros. Nesta entrevista, Reynaldo Fernandes explica como o índice ajuda a aperfeiçoar o sistema de controle social da Educação, já que oferece dados sobre a qualidade do ensino e o aproveitamento escolar de crianças e jovens de uma determinada localidade.

Segundo o especialista, a questão da melhora do cenário educacional brasileiro no Brasil envolve uma série de especificidades. Em primeiro lugar, os investimentos em Educação demoram para ter efeito – os primeiros resultados podem aparecer em seis ou sete anos.

Ele avalia também que “problemas na Saúde, por exemplo, são mais perceptíveis para as pessoas; sobre Educação, a população sabe se tem vaga ou não na escola, mas perceber a qualidade da Educação é algo mais abstrato”. Reynaldo Fernandes acrescenta: “Se a Educação fosse um problema de insumo, como construir uma ponte, seria fácil mudar, mas a tarefa é muito mais difícil.”

Por fim, ele ressalta que a sociedade civil precisa exigir melhorias. “Se não houver essa reivindicação, será muito difícil mudar esse quadro”, afirma.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

 

Segurança pública deveria ser planejada em conjunto pelos países latino-americanos

Guillermo Lasso, ex-presidente do Equador, fala sobre sua experiência como líder do executivo em um país marcado pelo narcotráfico

ver em detalhes
Política

Democracia brasileira falha na sua dimensão social

Os brasileiros não rejeitam a democracia ou preferem o autoritarismo. O problema da população com a ideia da democracia tem a ver com a percepção de que, no Brasil, ela não cumpre com suas entregas sociais.  A avaliação é de Adriano Codato, professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Representação e Legitimidade […]

ver em detalhes
Economia e Negócios

As oportunidades e os desafios das empresas na adoção de novas tecnologias

A especialista Cristina Palmaka fala sobre os dilemas do uso na Inteligência Artificial no mundo corporativo e nos governos

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.