UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Brasil precisa aproveitar bônus demográfico para investir mais em educação

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 7 de dezembro de 2017

ENTREVISTADOS

O Brasil precisa aproveitar o bônus demográfico dos próximos 14 anos para aumentar os investimentos em educação, afirma a ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, Cleuza Repulho.

Em entrevista ao UM BRASIL, ela fala que o País terá mais crianças e jovens do que adultos e idosos e o Plano Nacional de Educação (PNE) estará em atuação justamente nesse período. O PNE tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no País, buscando o equilíbrio e o desenvolvimento do ensino nacional.

Em conversa com Ana Paula Morales, Cleuza afirma que, em contraponto, escolas têm investido menos em educação. “Já temos lugares em que, por causa da crise, os investimentos em educação foram reduzidos drasticamente”, alerta.

Sobre a terceira edição Base Nacional Comum Curricular (BNCC), feita pelo Ministério da Educação (MEC), Cleuza diz que 2018 será um ano para a construção e discussão dos currículos locais em todas as cidades do País.

A BNCC está no Conselho Nacional de Educação (CNE) e deve ser implementada em 2019. Para ela, os municípios e Estados terão um ano inteiro para se organizarem em consórcios ou individualmente para estruturar seus currículos a partir da base.

“O importante é dizer que a base não é o currículo. A base é o início da conversa, e os currículos serão locais. Ninguém pode tirar coisas da base, mas pode acrescentar no currículo local”, explica.

Esta entrevista integra a série “Federalismo e Educação no Brasil”, produzida pelo Canal UM BRASIL em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

 

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes
Sem categoria

Entre cliques e votos, cidadania no Brasil será cada vez mais digitalizada 

Na opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013

ver em detalhes
Economia e Negócios

Questão climática: riscos e oportunidades para a agenda de negócios no Brasil 

Cada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura.  “Todos os empresários que têm o bom senso de […]

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail