“Falta disposição para resolver os problemas do País”, diz Luiz Carlos Bresser-Pereira
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Viver em um país rico, sem grandes desigualdades sociais, com moeda forte e democracia robusta, é o sonho de todo brasileiro. Para o economista e cientista político, Luiz Carlos Bresser-Pereira, aprender com as grandes nações é importante, porém, é preciso respeitar as diferenças culturais e históricas entre os países e trabalhar com os próprios interesses.
Investir no capital humano é requisito fundamental para chegar ao patamar de sociedade que todos almejam: “Antes de 1985, as elites brasileiras não tinham interesse em alfabetizar a população. A partir deste ano, nos tornamos uma democracia e conquistamos grandes avanços políticos e sociais. Estamos progredindo, mas ainda de uma maneira muito ruim”, afirma ele.
Durante entrevista ao UM BRASIL, o especialista falou sobre o momento delicado na política e na economia: “A economia está um desastre. A renda per capita no Brasil cresce 1% ao ano, enquanto que no período anterior, entre as décadas de 1930 a 1980, crescia 4%. O grande desafio é aprender a retomar o crescimento econômico.”
Para Bresser-Pereira, falta disposição para resolver os problemas do País: “O Brasil está numa armadilha macroeconômica, com taxas de juro muito altas e câmbio apreciado, que inviabiliza o investimento privado. O setor público, por sua vez, investe pouco nos setores que deveria. Falta diagnóstico para aprender a enfrentar a crise. É hora das elites se juntarem, por uma questão de sobrevivência nacional.”
Bresser-Pereira foi ministro da Fazenda no governo José Sarney e da Administração Federal e Reforma do Estado e de Ciência, na gestão de Fernando Henrique Cardoso.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

A crise climática virou um problema da comunicação
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes
Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País
ver em detalhes
O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
ver em detalhes