UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Casa do Zezinho: educação que faz a diferença para crianças no Capão Redondo

Publicado em: 3 de julho de 2020

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Ana Paula Morales

A Casa do Zezinho recebeu, em 25 anos, 21 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP,  a fundadora da instituição, Dagmar Garroux, fala sobre o modelo pedagógico dessa organização, localizada no Capão Redondo, extremo da zona sul da capital paulista.

Ela ressalta que o grande diferencial é levar em consideração a trajetória de cada um com foco nos desenvolvimentos da autonomia de pensamento e de ações baseadas em quatro pilares da educação: ser (espiritualidade), conhecer (ciências), saber (filosofia) e fazer (Arte).

“As crianças chegam à casa sem sonhos e desconfiados dos adultos. Eles veem de uma realidade de guerra, e, aqui, tudo é pensado para que cada ambiente seja prazeroso. Cada sala tem uma cor do arco-íris, e até isso tem motivo”, explica Dagmar.

Dessa forma, a Casa do Zezinho recebe os alunos de forma atenta às necessidades e à criatividade de cada um e os ensina a usar os sentidos para aprender. “Na sala de gastronomia, por exemplo, a ideia é trabalhar matemática, química, estudos sociais e ciência. O aluno fala qual o almoço preferido dele e, com base nisso, ensinamos a refinar a receita. É um absurdo, nos dias de hoje, ter uma educação fundamentada em um único conteúdo. Não dá mais. Os pilares da casa estão fincados nos cinco sentidos, algo que foi esquecido”, afirma a pedagoga.

Essa entrevista faz parte de série sobre educação realizada pelo UM BRASIL e exibida com exclusividade pelo Canal Futura desde abril de 2020.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.