Brasil sempre será o País do futuro, diz analista político em documentário
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
O Brasil sempre será o País do futuro. A avaliação é de Peter Hakim, presidente do Instituto de Análise Política Inter-American Dialogue. O documentário foi gravado no início do ano, nos Estados Unidos.
“O melhor livro sobre o País é ‘Brasil, um país do futuro’, de 1942, escrito pelo austríaco Stefan Zweig. Sempre será o futuro porque, toda vez que o País chega a um determinado nível, a gente quer mais e melhor, quer comprar mais, quer serviços melhores”, explica Peter Hakim.
“Qualquer país tem altos e baixos. Sempre durante os anos bons, a gente crê que isso vai continuar para sempre, mas poucos países conseguem isso”, acrescenta. Segundo ele, um das exceções é a China, com “o recorde de 30 anos de crescimento muito alto sem interrupção”.
“Um governo exitoso está criando sua própria derrota porque as ambições e os objetivos crescem. As demandas sobre o sistema de governo e a economia sempre crescem mais rápido do que o próprio progresso Não é possível satisfazer todas as demandas”, conclui.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Desigualdade no Brasil é cultural e pode ser “desinventada”
O antropólogo Michel Alcoforado reflete sobre a influência da cultura nas marcas, nos negócios e na sociedade no século 21.
ver em detalhes
Da informalidade à economia digital: os desafios do trabalho no Brasil
O economista André Mancha, gerente da JOI Brasil, debate as causas e as soluções para o emprego informal no País
ver em detalhes
Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação
Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhes