É diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), think tank cujo objetivo é contribuir para a simplificação do sistema tributário brasileiro.
Foi secretário-executivo e secretário de política econômica do Ministério da Fazenda.
Também atuou como diretor de pesquisas e projetos de negócios na BM&FBovespa e diretor de políticas públicas de tributação na LCA Consultores.
É bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e mestre na mesma área pela Universidade de Campinas (Unicamp).
UM BRASIL
Bernard Appy participou da quarta aula da série UM BRASIL Sustentável para debater o desafio da Reforma Fiscal e as mudanças necessárias ao sistema tributário. O curso de extensão é resultado de uma parceria do canal com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). O vídeo, publicado no dia 4 de janeiro de 2019, conta ainda com a participação do professor de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz e da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Odilon Guedes.
Em outra ocasião, Appy comenta que o sistema tributário atual brasileiro gera diversas distorções na economia e que o País precisa de um novo modelo. Também apresenta a proposta do Centro de Cidadania Fiscal, que prevê uma transição em dez anos. A entrevista, realizada em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), faz parte da série “Brasil, ponto de partida?” e foi ao ar no dia 20 de novembro de 2018.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes