Fechar

Bernard Appy

É diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), think tank cujo objetivo é contribuir para a simplificação do sistema tributário brasileiro.

Foi secretário-executivo e secretário de política econômica do Ministério da Fazenda.

Também atuou como diretor de pesquisas e projetos de negócios na BM&FBovespa e diretor de políticas públicas de tributação na LCA Consultores.

É bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e mestre na mesma área pela Universidade de Campinas (Unicamp).

UM BRASIL

Bernard Appy participou da quarta aula da série UM BRASIL Sustentável para debater o desafio da Reforma Fiscal e as mudanças necessárias ao sistema tributário. O curso de extensão é resultado de uma parceria do canal com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). O vídeo, publicado no dia 4 de janeiro de 2019, conta ainda com a participação do professor de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz e da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Odilon Guedes.

Em outra ocasião, Appy comenta que o sistema tributário atual brasileiro gera diversas distorções na economia e que o País precisa de um novo modelo. Também apresenta a proposta do Centro de Cidadania Fiscal, que prevê uma transição em dez anos. A   entrevista, realizada em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), faz parte da série “Brasil, ponto de partida?” e foi ao ar no dia 20 de novembro de 2018.

Mais Vistos