É Diretora Executiva da Meridiana, organização brasileira, apartidária e independente, de inteligência política voltada a apoiar tomadores de decisão na construção de políticas que promovam um Brasil próspero para pessoas, economia e natureza.
Cientista política e mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pelo Columbia Global Centers da Universidade de Columbia (New York – EUA).
Professora de ciência política, com passagens pela graduação e pós-graduação de instituições como a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Instituto Federal (IF), Centro de Liderança Pública (CLP) e Oficina Municipal.
Conselheira independente, fez parte do Conselho Consultivo da Fundação Ruth Cardoso e integra o núcleo de governança da Uma Concertação pela Amazônia, o Conselho do Columbia Women’s Leadership Network Program e o Conselho da Morada Comum.
Foi colunista do Estadão e é colaboradora esporádica dos principais veículos nacionais como Folha de São Paulo, Valor Econômico, Estadão e Nexo.
Integro a rede de lideranças da Fundação Lemann e do Columbia Global Centers Rio de Janeiro. E é Fellow da Skoll Foundation, Senior Fellow do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais e Entrevistadora do Canal Um Brasil.
Por seis anos, foi Diretora Executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.
UM BRASIL
Como entrevistada, Mônica Sodré participou de três debates do UM BRASIL. Na primeira ocasião, discute cidadania e voto com o copresidente do movimento Frente Favela Brasil, Derson Maia. O vídeo, publicado no dia 6 de abril de 2018, é realização do UM BRASIL em parceria com o Colégio Bandeirantes.
No segundo debate, comenta sobre a necessidade e as consequências de uma eventual Reforma Política ao lado da especialista em Instituições Políticas Brasileiras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Raiane Assumpção. O encontro fez parte do curso de extensão UM BRASIL Sustentável: visões, desafios e direções, desenvolvido pelo canal em parceria com a Raps e o Programa de Mestrado em Análise Ambiental Integrada, da UNIFESP. O vídeo foi publicado no dia 24 de janeiro de 2019.
No terceiro debate, sobre renovação na política – ao lado de Irina Bullara e Luana Tavares -, Mônica fala sobre o desafio de preparar novas lideranças para lidar com pautas pertinentes à gestão pública, além de apontar os caminhos para engajar a sociedade em prol de uma agenda de transformação da política. O vídeo foi publicado em 20 de setembro 2019.