UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Sociedade brasileira escolheu ter carga tributária alta, diz professor Samuel Pessôa

Publicado em: 15 de julho de 2016

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

O Brasil é um país de carga tributária alta porque a sociedade escolheu seguir o modelo de Estado característico dos países da Europa Central, explica o doutor em Economia e professor da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, Samuel Pessôa.

“Cada economia escolhe o seu caminho. Temos uma carga tributária alta no Brasil porque a sociedade escolheu ter um Estado de bem-estar social amplo e abrangente”. Em entrevista à plataforma UM BRASIL, Pessôa diz que o Estado brasileiro é grande porque tem a responsabilidade de fornecer serviços públicos como saúde, educação, previdência, seguro-desemprego etc. Em outras sociedades, como os Estados Unidos e a Ásia, essas assistências não existem ou são realizadas em menor escala.

“Não há nada na teoria econômica que diz que um modelo é melhor do que o outro, são modelos incomparáveis”, afirma o professor. Para ele, nos últimos anos o Brasil se perdeu de seu próprio caminho, traçado inicialmente no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002) e que durou até o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). Mais especificamente na resposta do governo à crise financeira de 2009 que o desvio de rota da política econômica se consolidou. Segundo ele, o governo petista levou a economia do País de volta a uma ideologia ultrapassada, centrada na intervenção dos mercados.

“Tenho muita dificuldade em entender por que o PT mudou a política econômica. A política do Palocci [ministro da Fazenda de 2003 a 2006] estava dando certo. Essa mudança destruiu o País, mas destruiu o PT junto com o País.” Samuel Pessôa acredita que a recuperação da economia brasileira vai ser lenta e diz que o Brasil precisa enfrentar seu problema fiscal, uma vez que os gastos avançaram mais do que o ritmo da atividade econômica nos últimos anos. “O Estado criou um monte de privilégios que precisam ser enfrentados”, afirma.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sociedade

A crise climática virou um problema da comunicação 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade

ver em detalhes
Economia e Negócios

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País

ver em detalhes
Economia e Negócios

O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento

Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.