Samuel Pessôa é professor da pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV) e chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).
Participou da organização do livro Desenvolvimento econômico – uma perspectiva brasileira.
É doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e mestre em Física pela mesma universidade. Também é especialista em crescimento, flutuações e planejamento econômico.
UM BRASIL
O economista teve três participações no UM BRASIL, sendo uma delas em 2017. Na ocasião, debateu sobre o regime de aposentadorias. A conversa foi acompanhada pela economista Denise Gentil.
Na entrevista mais recente, realizada em fevereiro de 2024, Pessôa enfatiza que a baixa produtividade do trabalhador é o maior problema nacional e a razão do nosso subdesenvolvimento. A qualidade dos nossos marcos legais e institucionais respondem por parte disso.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes