UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Produtividade e empoderamento: indústria 4.0 precisa ser “traduzida” para quem está na linha de frente das fábricas

Publicado em: 10 de dezembro de 2021

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Renato Galeno

“Não adianta falar em indústria 4.0 sem destrinchar o que isso significa de fato para quem está na linha de frente das fábricas. ‘Falar a mesma língua’ é permitir o empoderamento. Mais do que para gestores e diretores, as soluções industriais precisam funcionar para as pessoas da operação.” A afirmação é de Igor Marinelli, fundador e coCEO da TRACTIAN, startup que tem como objetivo descomplicar a manutenção “preventiva” e sinalizar quando máquinas industriais estão prestes a falhar, com base nos padrões sonoros e vibrações que emitem.

Segundo Marinelli, haverá um crescimento industrial nos próximos anos, inclusive da área de manutenção, e é preciso repensar o perfil de quem trabalha no segmento: este profissional não é aquele que “aperta parafuso” somente, mas alguém que vai gastar 90% do tempo analisando dados e máquinas, tomando decisões e organizando rotinas.

Marinelli explica que a profissão de “manutentor” é uma das que mais crescem em demanda industrial, principalmente em um ambiente em que há mais automação e robotização, o que requer um olhar atento do funcionamento de motores e geradores.

“Atualmente, há, no Brasil, mais de 450 mil plantas industriais. As pequenas e médias indústrias movem o PIB [Produto Interno Bruto] do País, representando mais de 80% do total”, sinaliza, explicando que a TRACTIAN foca em treinar e capacitar o pequeno e o médio, com cursos para técnicos e a meta de empoderá-los a fim de tomar decisões.

A entrevista faz parte da série  UM BRASIL e BRASA EuroLeads – um novo olhar sobre o Brasil, com apoio da Revista Problemas Brasileiros  (PB) e realização da FecomercioSP.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País

ver em detalhes
Economia e Negócios

O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento

Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País

ver em detalhes
Educação e Cultura

Brasil só avançará com um pacto nacional pela Educação

O neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.