Privilégios e riqueza ilícita igualam esquerda e direita em países latinos, diz ativista
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Nem os governos de esquerda nem os de direita funcionaram no Brasil e em países da América Latina. Para a ativista e cientista política Glória Álvarez, em ambos, as elites se igualaram no que há de pior nos dois regimes: concessão de privilégios e benefícios a amigos e partidários e enriquecimento ilícito de seus líderes.
“Não temos direita e esquerda. Esses discursos são usados apenas para chegar ao poder e, quando chegam, são parecidos”, diz Glória, que acredita que o que se vê é uma nova oligarquia, com economias artificiais, que não mostram a real situação das nações, e de privilégios, que impedem que os discursos de igualdade e direitos de todos se transformem em práticas reais.
Segundo a ativista, em ambos os modelos políticos, medidas diferentes de conduta podem ser tomadas, mas que resultam nos mesmos problemas. “Quando a esquerda governa, a economia fica mais fechada, com controle de preços, substituição de importações, entraves comerciais e política assistencialista que impede o crescimento. Já a direita fecha a economia de outras formas, com privilégios monopólicos e oligopólios, em um modelo de exclusão”, exemplifica Glória.
A falta de informação das populações é um agravante destacado por Glória Álvarez. “Seguimos tropeçando nos mesmo erros na América Latina porque a desinformação está completamente massificada.”
Brasil
Glória diz ver o Brasil com bons olhos. Com a movimentação que levou milhares de brasileiros de diferentes classes sociais às ruas, reivindicando combate à corrupção e melhorias em diversas esferas, a cientista política afirma que o País é um modelo para o continente. “É digno de admiração, pois é um país enorme, com grande população, que está desde 2013 indo às ruas”, afirma.
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia e Negócios
Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Formação política é fundamental para renovar a democracia
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes