UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

“É necessário respeitar a legislação existente”, diz ministro

Publicado em: 15 de janeiro de 2016

MEDIAÇÃO

Adalberto Piotto

O excesso de judicialização no Brasil cresce cada vez mais, inclusive no campo político. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, diz que o brasileiro acredita apenas na solução jurisdicional, o que gera grande volume de processos e lentidão nas resoluções. “É preciso conversar, transigir e formalizar um acordo por meio de outros caminhos, como a arbitragem, por exemplo”, afirma.

Para o ministro, as inúmeras emendas constitucionais brasileiras existem porque passam a falsa impressão de dias melhores. “Sempre que se cria uma nova lei, gera-se uma esperança na população. Contudo, elas também provocam conflitos na interpretação dessas mesmas emendas. Nossa Constituição é, na verdade, um periódico. É necessário que se respeite a legislação existente”, acredita. Sobre as atuais crises econômica e política que acometem o Brasil, Mello enaltece a inversão de valores.

“Vivemos um momento de abandono de princípios, perda de parâmetros e esgarçamento das instituições. O País está praticamente parado porque a chefia do Poder Executivo não consegue implementar medidas que combatam o problema. Enquanto houver esse impasse, a crise financeira será aprofundada.” A falta de consciência no voto é outro agravante destacado por Mello. “A sociedade não é vítima, mas autora dos maus políticos que temos. São as decisões tomadas pelos eleitos que impactarão a vida de todos.”

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial 

Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias

ver em detalhes
Entrevista

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos 

O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo

ver em detalhes
Entrevista

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.