Oposição não tem poder de veto sobre a Reforma da Previdência
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Os opositores à Reforma da Previdência têm poucas chances de impedir sua aprovação ainda neste ano no Congresso. Essa é a visão do economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Em entrevista ao UM BRASIL, ele afirma que a ampliação do debate e a hipótese da aprovação da reforma mostram que o País amadureceu.
“Eu diria que nunca a probabilidade de aprovar uma reforma ampla foi tão favorável como agora. O nível de informação sobe o tema aumentou. Por outro lado, a oposição que ferrenhamente se pôs contra ela no passado está menor. Essa oposição está desarticulada e não tem poder de veto. Portanto, a capacidade da oposição de retardar ou até de derrotar a Reforma da Previdência é muito pequena.”
Na conversa com Thais Herédia, Nóbrega prevê que, ao ser aprovada, a reforma vai levar à redução das desigualdades sociais, especialmente ao acabar com os privilégios do setor público, e contribuir para destravar investimentos que estão na expectativa de ser realizados.
“Acredito que os primeiros sinais mais fortes começarão a aparecer nos primeiros meses de 2020. O desemprego vai começar a diminuir, e a confiança será reforçada pela percepção de que algo mudou, de que o Brasil se livrou de uma catástrofe que seria o colapso fiscal”, reforça.
Apesar das inúmeras dificuldades que o Brasil enfrenta, o economista destaca que o País continua no radar dos investidores e dos especialistas que fazem projeções de longo prazo. A posição para captar investimentos pode ser melhorada caso seja aprovada também a Reforma Tributária.
“O sistema tributário, se não for a maior, é uma das grandes fontes de ineficiência da economia brasileira. Acredito que essa reforma seja o próximo passo relevante para assegurar que o Brasil volte a crescer 3%, talvez 4%”, comenta.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

A crise climática virou um problema da comunicação
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes
Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País
ver em detalhes
O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
ver em detalhes