UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Nenhum partido vai cortar ministérios, diz professor de Harvard sobre política brasileira

Publicado em: 31 de março de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

“Veja quantos partidos há na base governista hoje. E não vamos acreditar que outro partido vá cortar os ministérios porque isso não é real. Para cortar, você tem que limitar sua base de coalizão, o que significa deixar gente de fora e criar uma oposição a você. Ninguém quer isso”.

A avaliação é do professor de Relações Internacionais da Universidade de Harvard Hussein Kalout, um dos entrevistados pelo jornalista Adalberto Piotto para o documentário “Pensando o Brasil”, gravado nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, “o segredo para o Brasil é fazer um pacto suprapartidário em áreas centrais para que não haja dependência externa e crise econômica. Precisamos focar em segurança energética, educação, inovação, tecnologia e defesa”. Para ele, “o único projeto suprapartidário nas últimas duas décadas que funcionou foi o Plano Real, mas esse modelo econômico se esgotou; precisamos pensar um novo modelo econômico para o Brasil”.

Kalout também aponta o outro lado da moeda. “A sociedade brasileira é preguiçosa e lenta. Exige demandas, mas não está disposta a sacrifícios. Na medida em que houver cobrança de qualidade, organizada, sistêmica, não pontual, sobre serviços de saúde, educação e infraestrutura, a classe política estará menos acomodada e terá de mostrar serviço. As reclamações da sociedade brasileira são muito esporádicas. Há rompantes de descontentamento, mas tudo volta ao normal depois do carnaval”. “O Brasil é um país jovem, com enorme potencial, que está aprendendo a lidar com suas dimensões e riquezas. É preciso haver a crença em seu desenvolvimento […] E isso será mais eficiente e produtivo se houver um planejamento estratégico a longo prazo”, conclui.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial 

Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias

ver em detalhes
Entrevista

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos 

O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo

ver em detalhes
Entrevista

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.