UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Hélio Beltrão Filho defende a desburocratização do Estado brasileiro

Publicado em: 2 de agosto de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Na continuação da série de entrevistas feita pela FecomercioSP, o presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão Filho, analisa o tamanho e a importância que o Estado brasileiro tem perante as questões econômicas em nosso país e defende a desburocratização e a descentralização do poder de Brasília.

“Para mudar qualquer caminho político do nosso país é preciso que as reivindicações venham da rua, como vem ocorrendo nos últimos anos. Também é necessária uma conscientização geral para que quando o objetivo for alcançado, ele realmente se instale nas relações políticas.”

Para Beltrão Filho, o país poderia ter avançado mais na desburocratização, pois desde os anos 80, com a revolução tecnológica, não se percebia uma real desburocratização no Estado. “Ainda temos no Brasil uma mentalidade cartorial que impede qualquer avanço na desburocratização, além de frear as benesses dos avanços tecnológicos.”

Beltrão Filho avalia ainda a dependência do brasileiro em relação a Brasília : “é a ideia que o nós precisamos de alguém para gerir nossas vidas. Uma espécie de Estado babá, que dite os rumos da economia e possa gerir a vida das pessoas. Outro fator que deve ser considerado é o histórico, que passa um pouco pelas ideias socialistas de ter a propriedade social dos meios de produção.”

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa construir pontes, e não escolher lados 

Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico

ver em detalhes
Política

A democracia não está em crise, mas em transformação

Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.