UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Falta de liderança política pode agravar crise no Brasil, diz Carlos Melo

Publicado em: 6 de agosto de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Em entrevista ao UM BRASIL, o cientista político e professor Carlos Melo afirma que o Brasil vive uma crise de liderança. “Nas décadas de 80 e 90, tínhamos no Congresso Nacional figuras experientes que sabiam como contornar situações adversas. A crise atual é preocupante justamente porque há o decréscimo de profissionais com essa visão”, avalia.

Melo afirma que a oferta de pessoas preparadas para ingressar na política diminuiu nos últimos anos. Em contrapartida, cresceu a demanda de artistas ou atletas mau sucedidos na carreira que viram na política um caminho alternativo.

“Em junho de 2013, uma grande reivindicação por mudanças tomou as ruas do Brasil. Alguns meses depois a sociedade elegeu um congresso com as mesmas características que incomodavam na gestão passada. Houve uma renovação de nomes, mas não de métodos”, afirma. Apesar de parte da sociedade estar mais ativa no que diz respeito à mobilização política, é preciso apostar na evolução, segundo o cientista político.

“As manifestações de rua cessaram porque ninguém ofereceu uma perspectiva de futuro. Governo e oposição erram porque não conseguem definir uma direção concreta para o País. Sair do senso comum é a grande expressão da liderança”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes
Economia e Negócios

Os obstáculos e as possibilidades dos brasileiros em Portugal 

Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.