Especialistas debatem corrupção
ENTREVISTADOS
UM BRASIL conversa com Wagner Giovanini, especialista em compliance empresarial, e Rita de Cássia Biason, professora da Unesp e autora de diversos livros sobre corrupção.
Segundo eles, a iniciativa privada se apropria das brechas que o Estado apresenta como possibilidade de incrementar o ganho, e a complexidade da legislação abre espaço para o suborno de um fiscal mal intencionado.
Wagner Giovanini e Rita de Cássia Biason apontam três pilares que envolvem o problema: o empresariado, o processo de licitação e o sistema de financiamento de campanha.
Eles ainda questionam se, embora haja muito a ser combatido nesse campo, há interesse em se fazer algo. Os debatedores também falam sobre impunidade, nova lei anticorrupção e práticas como lobby e cartel.
ENTREVISTADOS


CONTEÚDOS RELACIONADOS

Modernização do Estado é necessária para melhorar a qualidade dos serviços públicos
Vera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil
ver em detalhes
Desequilíbrio entre poderes atrapalha efetividade do Estado
Segundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo
ver em detalhes
Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País
Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhes