Crise econômica não impedirá investimentos chineses no Brasil, diz Yuning Gao
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
São positivas as expectativas de aumento no investimento bilateral entre a China e a América do Sul, com destaque para o Brasil, segundo o professor da Escola de Políticas Públicas da Universidade Tsinghua, na China, Yuning Gao.
Em entrevista ao UM BRASIL em parceria com o Fórum Desafio Brasil+China 2017, o acadêmico ressalta que “o Brasil, durante as últimas décadas, tem sido umas das principais economias entre os países em desenvolvimento e tem experiência em desenvolver o seu próprio sistema industrial e como se envolver no mercado global”.
Entre as áreas de interesse da China está a infraestrutura. Yuning Gao justifica a preferência por meio do ditado chinês: “Se você quer ser rico, construa uma estrada primeiro”. “Se queremos obter a prosperidades das regiões, nós definitivamente devemos começar o processo da infraestrutura. Além disso, os empréstimos para fora feitos pela China por meio de bancos de desenvolvimento chineses e outras assistências de financiamento também focam nessas áreas e, em geral, esse é o campo onde a China é mais competitiva”, diz.
Apesar de a crise econômica ainda não ter sido superada, Yuning Gao acredita que isso não irá interferir nos investimentos chineses no País, porque os investidores enxergam que a economia deve se recuperar gradativamente, trazendo de volta o potencial de crescimento a longo prazo.
Sobre o Brics, bloco que une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics), o especialista destaca que essa união permite que negociações internacionais sejam feitas além do sistema de Bretton Woods. “Nós somos economias gigantes em desenvolvimento, então, queremos um novo regime, um sistema novo que beneficie mais mutuamente os dois lados”, explica.
ENTREVISTADOS
										
									CONTEÚDOS RELACIONADOS
								
								
																Entrevista
																
								Os legados histórico e cultural de D. Pedro II
Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição
ver em detalhes
								
								
																Economia e Negócios
																
								A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras
Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País
ver em detalhes
								
								
																Sociedade
																
								A crise climática virou um problema da comunicação
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade
ver em detalhes