UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

A instabilidade da macroeconomia retira a eficácia de qualquer política pública

  • COMPARTILHAR
Publicado em: 13 de junho de 2016

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Humberto Dantas

“O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”, disse a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif. O perfil da nova equipe do governo agrada à economista.

Para ela, os ministros escolhidos pelo presidente em exercício, Michel Temer, são servidores com reputação e experiência na carreira pública, preparados para perseguir os objetivos.

“Hoje temos uma agenda de governo definida, algo muito importante que nos faltava”. A lista de reformas e ajustes que o Brasil precisará fazer é extensa e não será efetivada de imediato. Segundo a especialista, o mais importante no momento é corrigir os excessos.

“Temos uma instabilidade na macroeconomia que retira a eficácia de qualquer política pública e programas sociais. Até o Bolsa Família não vai funcionar direito porque você ajuda com uma mão e tira com a outra, por meio da inflação elevada. O momento é para mudar isso e levar confiança para as pessoas”. Durante entrevista à plataforma UM BRASIL, a doutora em Economia pela USP falou sobre a urgência da criação de um pacote fiscal mínimo que traga equilíbrio econômico e promova a queda da inflação e da taxa de juros.

“O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”. Latif destaca que o bom político é aquele que entende as mudanças nas necessidades da sociedade e entrega os serviços da melhor forma possível. “Quando você exagera nas políticas de estímulo à demanda, colhe a inflação e o remédio vira veneno. Falta visão estratégica. Os últimos governos não entenderam os sinais vitais da economia”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil encontra dificuldade para gerar receita acima dos gastos 

Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos

ver em detalhes
Internacional

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.