UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR
 
Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Publicado em: 24 de outubro de 2025

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Mônica Sodré

EM POUCAS PALAVRAS...

O que você vai encontrar nesta entrevista?

  • De acordo com llana Minev, investidora-anjo e presidente do Conselho de Administração da Bemol, Amazônia é um celeiro de empresas inovadoras. chama a atenção para inovações encabeçadas pelas comunidades locais que vêm surgindo na região.
  • Os desafios do planejamento logístico na Amazônia, em especial nos períodos de seca, não são poucos. “Quando os rios esvaziam, a gente tem um problema muito grande”, explica. Para além da infraestrutura, a informalidade também é um entrave aos negócios que atuam e buscam serviços na região, resume. 
  • Mas, ainda que haja grandes problemas, também há muita inovação. Segundo a investidora-anjo, a nova geração de empreendedores da Amazônia vêm entendendo os principais entraves logísticos e do mercado laboral da região para trazer soluções adaptadas a esse ecossistema de negócios

A Amazônia é um celeiro de empresas inovadoras, defende Ilana Minev,  investidora-anjo e presidente do Conselho de Administração da Bemol, empresa especializada em comércio varejista no Amazonas. 

Em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, Ilana chama a atenção para inovações encabeçadas pelas comunidades locais que vêm surgindo na região.

“Temos alocado muito do nosso tempo olhando para essas possibilidades, em busca de empreendedores para investir”, explica a presidente. 

Questão logística 

  • Transporte na Amazônia. Os desafios do planejamento logístico na Amazônia, em especial nos períodos de seca, não são poucos. “Quando os rios esvaziam, a gente tem um problema muito grande. É preciso fazer compras mais cedo, engessar o capital de giro, dispor de um espaço e alugar um centro de distribuição adicional”, explica. 
  • Prazos e jogo de cintura. A logística interior, de acordo com Ilana, é um ponto de atenção. Em casos de entregas com tempo estimado, por exemplo, muitas empresas não conseguem fazer o produto chegar ao cliente dentro do prazo. “Na hora que o rio não está lá, que é a nossa rodovia, não  conseguimos entregar. Então, temos um cliente insatisfeito”, completa. Esse contexto singular, na visão de Ilana, demanda muito planejamento e jogo de cintura por parte dos empreendedores. 
  • Impasses do mercado de trabalho. Para além da infraestrutura, a informalidade também desafia os negócios que atuam e buscam serviços na região, resume. “Quando começamos a vender para o interior [da Amazônia], usávamos os barcos que faziam esse trajeto. O pequeno empreendedor trabalha em situação de informalidade e não tem como emitir nota fiscal. Mas nós somos uma empresa grande e precisamos disso”, explica Ilana.

Inovações locais 

  • Sob o olhar das comunidades locais. Mas, ainda que haja grandes problemas, também há muita inovação. Segundo a investidora-anjo, a nova geração de empreendedores da Amazônia vêm entendendo os principais entraves logísticos e do mercado laboral da região para trazer soluções adaptadas a esse ecossistema de negócios — que é diferente de qualquer outro. 
  • Inovação e meio ambiente. Ilana cita, como exemplo, a empresa REMATA Agroflorestal, localizada no município amazonense de Careiro, cujo foco é a restauração de áreas degradadas, transformando essas culturas em fonte de renda. “Não se trata de olhar apenas para o crédito de carbono, mas também para como gerar renda e trabalho a essas comunidades que ficam no território. É mais amplo do que o reflorestamento”, diz. 
  • Soluções logísticas. Sobre a questão do uso dos rios como transporte na região, a presidente da Bemol também cita mais uma empresa local que vem buscando soluções e superando a informalidade. “A Navegam é, inclusive, uma startup amazônica que começou com venda de passagens desses barcos. Hoje, o negócio tem se especializado em fazer essa carga”, lembra. 

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País

ver em detalhes
Sociedade

A crise climática virou um problema da comunicação 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas falam sobre como usar narrativas de impacto para engajar a sociedade

ver em detalhes
Economia e Negócios

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil 

Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.