UM BRASIL e o Centro Ruth Cardoso organizam o debate “O preço da conectividade | Estamos viciados?”, para analisar os problemas físicos e psicológicos do uso excessivo de smartphones. O encontro, aberto ao público, será realizado no dia 25 de fevereiro, a partir das 19h, na sede do CRC, na zona oeste da capital paulista.
O encontro vai discutir como o uso indiscriminado desse aparelho praticamente indispensável atualmente afeta a vida de crianças, jovens e adultos. Estudos realizados pela Notthingham Trent University, na Inglaterra, por exemplo, mostram que uma pessoa aciona entre 80 e 110 vezes por dia o smartphone em busca de descargas de dopamina – sensação equivalente ao prazer que o cérebro de um fumante sente ao acender um cigarro. A questão é que essa fixação no celular, segundo a Universidade de Seul, na Coreia do Sul, produz alterações químicas no cérebro e leva até a síndrome de abstinência parecidas com o que enfrentam os viciados.
Especialistas vão justamente analisar como o hábito de se manter conectado indiscriminadamente prejudica o convívio familiar, a produtividade, a rotina diária, a vida social e a forma de lidar com emoções. Estarão presentes o psicólogo e pós-doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Cristiano Nabuco e o psiquiatra Cirilo Liberatori Tissot, mestre em psicanálise pela pelo Instituto de Psiquiatria (IPQ) da Faculdade de Medicina da USP e pós-graduado em administração hospitalar pela Faculdade Getúlio Vargas. A conversa será mediada pela jornalista e uma das entrevistadoras do canal Thais Heredia.
O evento gratuito marca o lançamento da edição de número 450 da revista Problemas Brasileiros (PB), de fevereiro e março, que também traz o assunto na publicação mais recente. As vagas limitadas e os interessados em participar devem fazer previamente a inscrição aqui.
Informações:
“O preço da conectividade | Estamos viciados?”
Data e horário: dia 25 de fevereiro, às 19h, lançamento da revista; às 19h30, início do bate-papo
Local: Auditório do Centro Ruth Cardoso, Rua Pamplona, 1.005 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)