Rubens Ricupero comenta sobre os livros que o influenciaram
Profundo conhecedor da diplomacia brasileira e das transformações sociais pelas quais o País passou ao longo do século passado, o ex-embaixador e diretor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Rubens Ricupero, não titubeia ao afirmar que o livro que mais o impressionou para compreender o Brasil foi Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.
“Ele chamou atenção para o fenômeno que é, isoladamente, o que tem o maior poder explicativo sobre o que o Brasil é hoje, que é a escravidão”, salienta Ricupero sobre a obra publicada em 1933.
Em sua entrevista para o UM BRASIL, o diplomata de carreira enfatiza a necessidade de a Nação agregar a periferia à sociedade. Segundo ele, o intelectual que influiu sobre essas ideias foi o advogado, jornalista, ex-deputado e ex-ministro das Relações Exteriores San Tiago Dantas: “A visão dele é a que me inspirou quando digo que o futuro do Brasil depende de integrar as massas das periferias”, destaca Ricupero.
Confira o vídeo com as dicas de leitura de Rubens Ricupero que faz parte da celebração dos cinco anos do canal UM BRASIL:
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica
ver em detalhes
O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação
ver em detalhes
Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”
Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024
ver em detalhes