Senior fellow do Cebri debate os desafios da transformação do modelo energético no País
Nesta sexta-feira (13), o Canal UM BRASIL lançou uma entrevista inédita com Rafaela Guedes, consultora independente, especialista em Energia e senior fellow do Cebri.
Rafaela trabalhou na Petrobras por 17 anos, é economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em gestão internacional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutoranda em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ.
Durante a conversa, a especialista analisou os avanços e desafios da transição energética no País, a relação do setor privado com esse movimento e apontou caminhos economicamente viáveis para a conquista de uma matriz energética mais verde.
Na opinião de Rafaela, o pragmatismo econômico é fundamental nessa agenda. “Se quisermos avançar na transição, esta terá de congregar economicidade e impactos sociais positivos. Se quero sair de onde estou e avançar, preciso agregar valor ao meu produto”, ressaltou.
Rafaela ainda destacou que é preciso tornar a transição mais atraente para o empresariado. “Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em torno de 90% dos investimentos terão de vir do setor privado, que só vai investir se tiver retorno”, avaliou.
A entrevista foi gravada no Rio de Janeiro e contou com o apoio do Cebri para a sua realização.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica
ver em detalhes
O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação
ver em detalhes
Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”
Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024
ver em detalhes