O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI
Nesta sexta-feira (27), o Canal UM BRASIL, em parceria com a Revista Problemas Brasileiros — ambas realizações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou uma entrevista inédita com Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e conselheira consultiva internacional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Izabella é graduada em biologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Durante a conversa, a especialista afirmou que, nos últimos 10 anos, o clima entrou de vez na agenda global. De G7 a Brics+, o tema saiu da bolha ambiental e passou a pautar a geopolítica internacional.
Na opinião de Izabella, o clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, exigindo decisões integradas a áreas como Economia e Inovação. “É um assunto estratégico para a nova maneira de viver do século”, explicou.
Nesse sentido, a especialista ainda afirmou que o Brasil está falhando em desenvolver a bioeconomia. O setor enfrenta entraves logísticos e de infraestrutura no País. “Como é que se lança o produto no mercado consumidor? Isso é desenvolvimento”, afirmou.
“O Brasil não discute infraestrutura e logística do ponto de vista mais estratégico. O País discute esses temas pontualmente”, criticou.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Inovação e governo digital: o futuro da gestão pública no Brasil
Tema integra o livro ‘UM BRASIL 11 – Modernização do Estado’, que discute caminhos para impulsionar o Brasil, ampliando a eficiência dos serviços públicos
ver em detalhes
Jornalista fala sobre os principais entraves do País na era da Inteligência Artificial
Na opinião de Silvia Bassi, o Brasil precisa conquistar as soberanias tecnológica e digital
ver em detalhes
Sócio-fundador do grupo Consumoteca fala sobre a influência da cultura nos negócios e na sociedade
Antropólogo Michel Alcoforado defendeu que a desigualdade no Brasil é cultural e pode ser "desinventada"
ver em detalhes