UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Inclusão é um dos temas mais pertinentes na educação

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 21 de julho de 2021

Educação inclusiva transforma a escola em um espaço para todos. Dessa forma, o trabalho realizado pela Casa do Zezinho, no extremo da zona sul da cidade de São Paulo, é um exemplo. Em 25 anos, o local já recebeu mais de 21 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Conforme destaca a fundadora da instituição, Dagmar Garroux, o grande diferencial do espaço está em levar em consideração a trajetória de cada aluno com foco nos desenvolvimentos da autonomia de pensamento e de ações baseadas em quatro pilares da educação: ser (espiritualidade), conhecer (ciências), saber (filosofia) e fazer (arte).

“As crianças chegam à casa sem sonhos e sem confiar em adultos. Elas vêm de uma realidade de guerra, e, aqui, tudo é pensado para que cada ambiente seja prazeroso. É um absurdo, nos dias de hoje, ter uma educação fundamentada em um único conteúdo. Os pilares da casa estão fincados nos cinco sentidos, algo que foi esquecido”, explica ela.

O criador do Portal do Educador, Denis Plapler, e a diretora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) – Campo Limpo, Eda Luiz, afirmam que a ideia de um novo modelo escolar passa, justamente, por pensar em como tornar o ambiente de aprendizado mais inclusivo e interligado à comunidade em que está inserido.

“O ser humano que não frequentou a escola se sente humilhado, menor. Escutar uma senhora de 59 anos quando volta a estudar e consegue escrever o nome, fala: ‘Agora, eu sou gente’. Como esta pessoa se sentia até então por não ter passado pelos bancos escolares?”, questiona Eda. “Muitas vezes, essas pessoas têm filhos e filhas que não estão inseridos numa cultura letrada e sofrem consequências de uma diferenciação social-econômica no mercado de trabalho”, completa Plapler, em debate realizado em parceria com o Centro Ruth Cardoso, a AlfaSol e o canal Futura.

O cartunista Alberto Benett traduz, na charge a seguir, a importância da educação para os desenvolvimentos humano e social.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Internacional

Bioeconomia é uma oportunidade para alavancar indústria nacional, defende sociólogo

Em entrevista ao UM BRASIL, Sérgio Abranches comenta os principais dilemas socioambientais no Brasil e no mundo

ver em detalhes
ESG

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE

Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica

ver em detalhes
Economia e Negócios

O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI 

Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.