fev 11, 2021

Fernando Limongi – Folha de São Paulo

A conversa que o Canal UM BRASIL, realização da FecomercioSP, teve com o professor e cientista político Fernando Limongi, da Universidade de São Paulo, foi pauta do jornal impresso e da edição online do jornal Folha de S. Paulo, destacando a argumentação sobre a intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as discussões políticas nos últimos anos. Para Limongi, ao fazer isso, a Corte causa uma “lambança completa” na relação entre os três Poderes.

No entanto, o texto destaca como, na visão do cientista político, “a polarização na sociedade impede que a corte seja vista como uma força neutra e que hoje já é possível dar a ‘carteirinha de filiação partidária de cada um dos membros do Supremo'”.

O papo intermediado pelo também cientista político Humberto Dantas ainda passa por uma retrospectiva entre o contexto da constituinte de 1988 e a atual crise institucional, mostrando como o bloco do “centrão” do Congresso, hoje percebido como símbolo das negociatas políticas no parlamento, foi quem pavimentou a estabilidade dos primeiros anos da constituição lá atrás. O próprio termo “centrão” vem daquela época.

Veja a matéria da Folha de São Paulo na íntegra: Intervenção do Supremo na política causa uma lambança completa, diz cientista político

Assista à entrevista completa: O melhor negócio do mundo é ter um partido político no Brasil | Fernando Limongi

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!