mar 13, 2021

Ana Couto – AdNews

O Canal UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, foi destaque de um dos mais veículos mais importantes do meio comunicativo e empresarial, o AdNews, por meio da entrevista que fez com a designer e gestora de marcas Ana Couto, da agência Ana Couto – parte integrante da série Mulheres Empreendedoras, do canal.

A reportagem aborda como a designer observa a reputação do Brasil como marca no exterior, apontando a falta de uma identidade ao País. Para ela, isso é fruto da falta de narrativas coletivas sobre o que se deseja para o presente e para o futuro. Não à toa, como o texto diz, “o Rio de Janeiro é símbolo disso: coisas como o samba e o futebol foram construídas e cresceram às margens da cultura, e só se tornaram hegemônicas depois de muito tempo”.

No argumento de Ana Couto, o Brasil não conseguiu fazer o que aconteceu nos Estados Unidos, que, com uma história parecida, construiu um projeto nacional. Para mudar esta imagem, é preciso “enfrentar os fantasmas e combinar o que queremos ser”.

Entrevistada por Joyce Ribeiro, a designer também fala bastante sobre branding, sua grande área de atuação, refletindo sobre os desafios na construção de marcas fortes no Brasil, as mudanças nas demandas do consumo nos últimos anos – exigindo novas posturas das empresas – e os novos modelos de negócios emergentes. Ela citou, por exemplo, o caso da transformação que ocorreu no período entre a ascensão da Netflix e a falência da Blockbuster.

E, claro, ela conceitua bastante o branding em si: o que é, como funciona, como se implementa e quais são as dificuldades e as oportunidades que ele oferece.

Veja a matéria da AdNews na íntegra: “Brasil precisa aprender a falar sobre valores para construir futuro”, diz a empresária Ana Couto

Assista à entrevista completa: Brasil é um país que ainda carece de identidade | Ana Couto