Ricardo Abramovay é professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP).
Por 30 anos, foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.
Escreveu, dentre outros livros, Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza; Muito além da economia verde; e O que é fome, obra que integra a coleção “Primeiros Passos”.
É um dos principais nomes no debate sobre bioeconomia, desenvolvimento sustentável e impactos da revolução digital na sociedade.
É graduado em Filosofia pela Universidade de Paris Nanterre (França), mestre em Ciência Política pela USP e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Também tem os títulos de livre-docência pela USP e pós-doutorado por instituições francesas, como École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e Fondation Nationales des Sciences Politiques (FNSP).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Ricardo Abramovay defende a adoção de um modelo econômico que, ao se opor ao atual, valorize a natureza como forma de preservar a Amazônia e a cultura dos povos da floresta. O professor ressalta, dentre outros pontos, que o crescimento econômico não pode depender de práticas destrutivas do meio ambiente. Além disso, comenta sobre a fome no Brasil e o papel das empresas na construção de nações sustentáveis. A entrevista foi ao ar no dia 10 de junho de 2022.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes