UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Marcelo Abi-Ramia Caetano

  • COMPARTILHAR

Marcelo Abi-Ramia Caetano é secretário de Previdência do Ministério da Fazenda.

Também é economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e membro do conselho editorial do Journal of Social Policy, publicado pela Cambridge University Press.

Foi coordenador-geral de atuária, contabilidade e estudos técnicos do Ministério da Previdência Social e atuou como pesquisador visitante da London School of Economics. Desde 1997, concentra seus trabalhos na área previdenciária.

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na mesma área pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Marcelo Caetano comenta sobre a necessidade de reformar a Previdência brasileira, com ênfase na sustentabilidade fiscal e na correção de distorções. Ele alerta que, quanto mais protelar as alterações, mais drástica terá de ser uma eventual revisão do sistema e sobre os interesses de grupos que não desejam que benefícios de aposentadoria e pensão sejam reformulados. Realizada em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), a entrevista foi publicada no dia 30 de novembro de 2018.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica 

De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”

ver em detalhes
Economia e Negócios

Na reforma do Estado brasileiro, foco deve estar no cidadão e no controle de gastos 

Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou

ver em detalhes
Sem categoria

Entre cliques e votos, cidadania no Brasil será cada vez mais digitalizada 

Na opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.