Lira Neto é escritor e jornalista.
Especialista no gênero biográfico, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura quatro vezes (2007, 2010, 2013 e 2014).
Também recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2014.
É autor de obras como O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar; Maysa: só numa multidão de amores; Castello: a marcha para a ditadura; e Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, além de uma trilogia sobre o ex-presidente Getúlio Vargas, entre outros.
É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em História pela Universidade Nova Lisboa.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Lira Neto destaca que a biografia dos tempos atuais será marcada pela conivência e pela omissão com a violência e os discursos de ódio. Ele também comenta sobre as suas obras, salientando que o gênero biográfico não se restringe a histórias de personalidades, mas de uma época. A entrevista foi ao ar no dia 4 de junho de 2021.
De acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhes