Fechar

Humberto Dantas

Cientista social, mestre e doutor em ciência política pela USP, pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP. Gestor de educação do CLP e coordenador do curso de Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e um dos entrevistadores do Canal UM BRASIL.

Professor e coordenador da graduação em Gestão Pública da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FipeEES).

Coordenador da pós -graduação em Ciência Política da FESP-SP.

Pesquisador da FAPEG, a agência de amparo à pesquisa de Goiás. Professor em diversos programas de pós-graduação em política, direito eleitoral e gestão pública, com destaque para programas de especialização na Damásio, FIPE-USP, Mauá e FGV. Comentarista da Rede Vida de TV, coordenador do blog Legis-Ativo do Estadão, colunista do portal da Revista Problemas Brasileiros e do Broadcast Político da Agência Estado.

Analista político associado da 4E Consultoria Econômica. Diretor-geral do Movimento Voto Consciente e conselheiro de diversas organizações do terceiro setor. Autor ou organizador de livros sobre democracia, sistema eleitoral, governabilidade e participação política. Entre 2017 e 2018 presidiu a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Especialista em democracia, educação política, sistema eleitoral e conjuntura política brasileira. Palestrante e consultor em empresas, ONG’s, partidos políticos e no setor público com enfoque em discussões sobre a realidade política.

UM BRASIL

Dantas foi entrevistado pelo UM BRASIL sobre educação política como instrumento de transformação. No vídeo, publicado em 19 de agosto de 2015, ele questionou se estamos preparados para viver a política de forma democrática.

Também participou de um debate sobre cidades inteligentes, ao lado do fundador do Colab, Gustavo Maia, e do doutor em Direito Econômico e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Luís Massonetto. No encontro, reforçou que a democracia precisa ser repactuada constantemente, inclusive para pensar a forma de uso de soluções tecnológicas nas cidades, tanto pelo setor público como pela iniciativa privada. Promovido em parceria com a revista Problemas Brasileiros e a Uninove, o debate foi ao ar no dia 18 de abril de 2019.

Participou ainda de um debate do UM BRASIL em junho de 2020 com a jornalista e mestre em Política Econômica Internacional Érica Fraga, e com o jornalista e doutor em Ciência Política Renato Galeno. Eles avaliaram as perspectivas para o Brasil pós-pandemia.

Em novembro de 2023, participou de um debate no canal sobre governabilidade, com uma leitura da política brasileira ao longo da última década, ao lado de Joyce Luz, professora de Metodologia em Ciência Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); e José Mário Wanderley Gomes Neto, docente na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Não existe a ideia de democracia se não existir o conceito de educação política para a democracia. A afirmação é do cientista social Humberto Dantas, durante palestra no evento de comemoração dos dez anos do Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!