Wálter Maierovitch é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), secretário nacional antidrogas da Presidência da República e magistrado do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Também atuou como professor visitante da Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, e foi professor de Direito Processual Penal na Universidade Mackenzie. Na Organização das Nações Unidas (ONU), atuou como especialista nos fenômenos da criminalidade, de 1998 a 2000.
Atualmente, Maierovitch é conselheiro da Associação Brasileira dos Constitucionalistas (Instituto Pimenta Bueno) da USP e é vice-presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). É ainda presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais (IBGF). É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Paulista de História.
É colunista semanal na revista Carta Capital, colaborador dos jornais Folha de S.Paulo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo e comentarista nos quadros “Justiça e cidadania” e “Por dentro da Justiça”, na rádio CBN.
UM BRASIL
Maierovitch analisou a política de segurança pública do Brasil em entrevista publicada em 2 de dezembro de 2014.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes