Sociólogo, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças, no Rio de Janeiro.
Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1994 e 1998.
Foi presidente do grupo de pesquisas sobre sociologia da ciência e tecnologia da Associação Internacional de Sociologia (AIS).
Foi diretor para o Brasil do American Institute for Research.
Teve passagem como professor ou pesquisador pela: Fundação Getulio Vargas (FGV); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap); Universidade de São Paulo (USP); École Pratique des Hautes Études, na França; Swedish Collegium for Advanced Studies in Social Sciences (SCAS), na Suécia; Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington; Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade Columbia; Universidade Stanford; Universidade Harvard, todas nos Estados Unidos; e Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Foi pesquisador e presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), no Rio de Janeiro.
Em 1985, foi o relator de uma comissão presidencial criada pelo governo brasileiro para reorganizar o sistema de educação superior do País.
Graduado em Sociologia e Política e Administração Pública pela UFMG; mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), no Chile; e doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Em entrevista ao UM BRASIL, em julho de 2021, Schwartzman fala sobre seu mais recente livro, Falso mineiro: memórias da política, ciência, educação e sociedade; analisa temas como a reforma dos ensinos médio e superior no Brasil; e comenta o papel da ciência no centro dos debates políticos atuais.
Foto: arquivo pessoal
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes