Silvia Matos é Coordenadora do Boletim Macro IBRE, responsável pela elaboração dos Cenários Macroeconômicos do Instituto. É Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE) da FGV EPGE.
Foi economista do Departamento de Pesquisa do Banco BBM (2005-2008). É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre e Doutora em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (FGV EPGE). Foi eleita Economista-Chefe 2019 pela Ordem de Economistas do Brasil.
Possui publicações nas áreas de macroeconomia e crescimento econômico.
UM BRASIL
Em entrevista publicada em maio de 2025, Silvia afirmou que o País está no negativo há mais de dez anos e que isso se deve a uma dificuldade de gerar receita acima dos gastos. Ela ainda defendeu que o Brasil vive um atraso educacional — tanto no acesso, quanto na qualidade do ensino — que atrapalha o crescimento da produtividade.
Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhesCreomar de Souza, da Dharma Political Risk and Strategy, discute os efeitos da conjuntura política sobre o setor empresarial
ver em detalhesAlessandra Ribeiro e Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, explicam como o mercado reage às tensões entre Executivo, Legislativo e Judiciário
ver em detalhes