UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Sidarta Ribeiro

  • COMPARTILHAR

Sidarta Ribeiro é neurocientista e escritor. É professor titular e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Comportamento Animal pela Rockefeller University. Possui pós-doutorado em Neurofisiologia pela Duke University.

É escritor de diversos livros, como O oráculo da noite, As flores do bem e Sonho manifesto: dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico.

Sidarta publica textos regularmente para a coluna SementeAr, do veículo de comunicação independente Sumaúma. Antes disso, foi colunista do jornal Folha de São Paulo e da revista Carta Capital.

UM BRASIL

Em entrevista ao Canal UM BRASIL, publicada em setembro de 2025, Ribeiro disse que o Brasil precisa depositar uma “intenção revolucionária” na Educação. O professor ressaltou a necessidade de construir um “grande pacto nacional” que englobe a melhora na qualidade do ensino e a valorização dos docentes. O escritor também refletiu sobre os caminhos para a construção de um outro futuro nacional, que passa pela capacidade de sonhar um outro Brasil, mais justo. E também passa pela qualidade do sono da população, advertiu.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa construir pontes, e não escolher lados 

Economista Marcos Troyjo fala sobre as oportunidades para o País no jogo geopolítico

ver em detalhes
Política

A democracia não está em crise, mas em transformação

Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais

ver em detalhes
Economia e Negócios

Brasil precisa de pacto político para elevar patamares de crescimento

O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.