UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Rosana Pinheiro-Machado

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Rosana Pinheiro-Machado é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual também concluiu seu doutorado em Antropologia Social.

A cientista política pesquisou durante dez anos o mercado informal e a pirataria no Brasil, na China e no Paraguai. Esse trabalho foi ganhador dos seguintes prêmios: primeiro lugar no Prêmio ABA/FORD de Direitos Humanos; melhor tese de Ciências Sociais/ANPOCS e o Prêmio CAPES de Tese.

Atualmente é professora titular visitante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, no programa de pós-graduação de Ciências Sociais. Antes disso, Rosana foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos.

Como escritora, desenvolveu os livros “China, Passado e Presente” e “Counterfeit Itineraries in the Global South: The human consequences of piracy in China and Brazil”.

UM BRASIL

Rosana foi entrevistada pelo UM BRASIL, quando analisou a diferente realidade dos vendedores ambulantes no Brasil e na China. Falou ainda sobre o momento político e os desafios de promover igualdade de gênero em território nacional.

O vídeo, publicado em 17 de outubro de 2017, é resultado da parceria entre UM BRASIL e o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Venezuela pode superar crise com uma transição pacífica de poder 

Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável

ver em detalhes
Economia e Negócios

Desafios e oportunidades para o Brasil no mercado global

Segundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por carências educacionais, países da América Latina perdem em produtividade

Economista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.

ver em detalhes

quer trazer mais razão para dentro das suas discussões? compartilhe nossos shorts. é informação na medida certa.

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail