Rosana Pinheiro-Machado é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual também concluiu seu doutorado em Antropologia Social.
A cientista política pesquisou durante dez anos o mercado informal e a pirataria no Brasil, na China e no Paraguai. Esse trabalho foi ganhador dos seguintes prêmios: primeiro lugar no Prêmio ABA/FORD de Direitos Humanos; melhor tese de Ciências Sociais/ANPOCS e o Prêmio CAPES de Tese.
Atualmente é professora titular visitante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, no programa de pós-graduação de Ciências Sociais. Antes disso, Rosana foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford, nos Estados Unidos.
Como escritora, desenvolveu os livros “China, Passado e Presente” e “Counterfeit Itineraries in the Global South: The human consequences of piracy in China and Brazil”.
UM BRASIL
Rosana foi entrevistada pelo UM BRASIL, quando analisou a diferente realidade dos vendedores ambulantes no Brasil e na China. Falou ainda sobre o momento político e os desafios de promover igualdade de gênero em território nacional.
O vídeo, publicado em 17 de outubro de 2017, é resultado da parceria entre UM BRASIL e o Fórum Desafio Brasil+China 2017, projeto brasileiro de desenvolvimento baseado no encontro de iniciativas, projetos e ideias de sucesso em países em desenvolvimento.
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes
Economia e Negócios
Para Fernando Senise, sócio-executivo do escritório de advocacia Brasil Salomão, o país europeu é destino natural de quem procura a internacionalização
ver em detalhes