Mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, nos EUA. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Membro e presidente – de 1994 a 1996 – da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE).
Foi professor titular no Curso de Doutorado da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, o economista comenta o orçamento público brasileiro, as reformas estruturais urgentes, o papel do BNDES no desenvolvimento e os rumos da economia.
Em nova entrevista, em maio de 2023, o economista reforça que o “manicômio tributário não se resolve sem a reforma da máquina pública, que não se trata apenas de uma modernização administrativa, mas uma rumo à eficiência. Estaremos ‘enxugando gelo’ em qualquer Reforma Tributária se tivermos que correr atrás de despesas que se aceleram e se expandem acima do PIB — e a despesa pública, hoje, não cabe no PIB.”
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes