Paulo Blikstein é professor do Teachers College e afiliado ao departamento de Educação da Universidade Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos.
É referência como pesquisador sobre como novas tecnologias podem ser usadas para remodelar a aprendizagem de ciência, computação, engenharia e matemática.
Foi professor e pesquisador da Universidade Stanford. Também é cofundador do Centro Lemann, da mesma instituição.
Estudou em escola com metodologia freiriana antes de se formar em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). É mestre pelo MIT Media Lab e doutor em Ciências da Aprendizagem pela Universidade do Noroeste, ambos nos Estados Unidos.
Recebeu o Early Career Award, da Fundação Nacional das Ciências do governo dos Estados Unidos, e o Jan Hawkins Early Career Award, da Associação Americana de Pesquisa Educacional.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Paulo Blikstein tece críticas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aponta que, sem financiamento e recursos adequados, as escolas, mesmo com leis inovadoras, não conseguirão promover melhores métodos de ensino. Ele também destaca os benefícios de modelos de educação distintos do tradicional. A entrevista vai ao ar no dia 22 de outubro de 2021.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes