Márlon Reis é membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e fundador da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe). É ainda coordenador de acompanhamento da Reforma Política da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Reis é ex-juiz eleitoral e um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012). Ele foi o vencedor do I Prêmio Innovare “O Judiciário do Século XXI”, com o projeto Justiça Eleitoral e Sociedade Civil.
O especialista é ainda autor dos livros “Uso eleitoral da máquina administrativa e captação ilícita de sufrágio”, “Direito Eleitoral brasileiro” e “O nobre deputado”.
É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem diploma de Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidad de Zaragoza, na Espanha, onde atualmente cursa doutorado.
UM BRASIL
Reis concedeu entrevista ao UM BRASIL para analisar a justiça eleitoral. No vídeo, gravado em 11 de outubro de 2016, ele disse que as mudanças no Judiciário devem começar pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O vídeo integra a série de entrevistas gravadas em parceria com o Instituto Atuação durante a 2ª Semana da Democracia, em setembro de 2016, na cidade de Curitiba.
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhesDe acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes