Ladislau Dowbor é professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Também atua como consultor de diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governos e municípios, além várias organizações do Sistema S.
É conselheiro dos institutos Polis, Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Paulo Freire e membro do Conselho da Cidade de São Paulo.
Tem formação superior em Economia Política pela Universidade de Lausanne, na Suíça, e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, na Polônia.
Foi professor de Finanças Públicas na Universidade de Coimbra (Portugal) e coordenador técnico do Ministério de Planejamento de Guiné-Bissau (1977-1981). Trabalhou como consultor na Nicarágua, na Costa Rica, na África do Sul e no Equador e ocupou o cargo de secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo (1989-1992).
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Ladislau Dowbor fala sobre desigualdade social no mundo, citando o capitalismo financeiro como um mecanismo de propagação do problema. A conversa integra o curso de extensão UM BRASIL Sustentável: visões, desafios e direções, desenvolvido pelo canal em parceria com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Programa de Mestrado em Análise Ambiental Integrada, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O vídeo foi ao ar no dia 8 de fevereiro de 2019.
Economia e Negócios
Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’
ver em detalhes
Internacional
Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global
ver em detalhes
Internacional
Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder
ver em detalhes