Autor do romance Torto arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. A obra já foi traduzida para diversos idiomas.
Seu mais recente livro é Doramar ou a odisseia: histórias.
Geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFB), onde também concluiu mestrado e doutorado em Estudos Técnicos e Africanos.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em outubro de 2021, Vieira Junior repercute os temas tratados em seu livro Torto arado, como violência, herança da escravidão e extrema vulnerabilidade no cotidiano brasileiro. Ele também fala sobre sua convivência, ao longo de décadas, com trabalhadores do campo, fator de grande influência em sua obra premiada internacionalmente.
Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri
ver em detalhesCom a entrada na OMC, gigante asiático começou a dominar os mercados globais, explica Tanguy Baghdadi
ver em detalhesPedro Santa-Clara, diretor do TUMO Portugal, acredita que a sociedade ainda segue um modelo educacional que remete ao fim do século 18
ver em detalhes