Isabel Corrêa da Silva é historiadora e investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.
Também é coordenadora do Programa de Doutoramento em História do ICS e membra da Comissão Científica do Mestrado em Estudos Brasileiros.
Doutora em História pela Universidade de Lisboa, dedica-se a pesquisar a cultura política do Brasil e de Portugal no século 19, com destaque para as relações políticas, culturais e sociais luso-brasileiras após a independência do país sul-americano.
É autora de O espelho fraterno: o Brasil e o republicanismo português na transição para o século XX e A monarquia constitucional dos Braganças em Portugal e no Brasil (1822-1910).
UM BRASIL
Em debate promovido pelo UM BRASIL, ao lado da historiadora Heloisa Starling – pela ocasião do bicentenário da independência do Brasil –, Isabel Corrêa da Silva aponta como as mulheres foram excluídas dos registros históricos sobre a emancipação brasileira. Além disso, comenta as relações de poder mantidas por Dom Pedro I nos dois países, mesmo após a desvinculação de ambas as nações. O debate foi ao ar no dia 9 de setembro de 2022.
Segundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhesNa opinião de Manoel Fernandes, sócio da Bites, política e internet caminham lado a lado no País desde junho de 2013
ver em detalhesCada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura. “Todos os empresários que têm o bom senso de […]
ver em detalhes