UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Francisco Gaetani

  • COMPARTILHAR

Francisco Gaetani é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Administração Pública pelo Departamento de Governo da London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE.

É professor do mestrado profissionalizante em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), e professor permanente do Instituto Rio Branco e da Escola Nacional de Administração Pública.

Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi diretor da Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro; assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG; assessor de Planejamento da Companhia Vale do Rio Doce; e gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social do Estado de Minas Gerais. Na Administração Pública Federal, foi secretário-executivo, secretário-executivo adjunto e secretário nacional de Gestão do Ministério do Planejamento e secretário-executivo no Ministério do Meio Ambiente. Presidiu a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Atualmente, é Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

UM BRASIL 

Em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, Gaetani fala sobre o papel do Estado, a Reforma Administrativa, o desequilíbrio entre Poderes e a relação entre as esferas de governo.

É preciso que o Brasil siga o exemplo de outros países e construa um Estado não seja um ônus, mas um “facilitador de soluções da vida social”, defendeu.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Regulação clara das novas tecnologias favorece a inovação 

Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva

ver em detalhes
Entrevista

Influência das relações internacionais nas eleições será cada vez maior

No pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães

ver em detalhes
Economia e Negócios

Excesso de processos burocráticos traz prejuízos às empresas e ao País 

Agilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.