UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Duília De Mello

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI

Astrônoma e astrofísica.

Consultora da Nasa, nos Estados Unidos.

Professora titular de Física na Universidade Católica da América, nos Estados Unidos.

A principal conclusão da sua tese de doutorado foi a descoberta de populações estelares jovens em galáxias do tipo elíptica, que estão acompanhadas de galáxias espirais.

Responsável pela descoberta de uma Supernova em 1997, denominada 1997D.

Também participou da descoberta das bolhas azuis (orfanatos de estrelas). Em 2013, participou também da descoberta da maior galáxia espiral do universo, a Galáxia do Condor.

Desde 2016, coordena o projeto A Mulher das Estrelas, que busca incentivar mulheres e meninas a seguir carreiras científicas.

Atuou como professora assistente na Universidade Chalmers (Suécia) e como cientista visitante na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). Desde 2003, é colaboradora de pesquisas na Goddard Space Flight Center da Nasa.

Graduada em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco em Astrofísica Extragaláctica. Mestre na mesma área pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com especialização em Radioastronomia. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP).

Realizou pós-doutorado no Instituto do telescópio espacial Hubble (satélite artificial não tripulado, que transporta um telescópio para luz visível e infravermelho) nos Estados Unidos.

UM BRASIL

Em entrevista ao canal, em abril de 2023, Duília aborda tópicos como o ambiente para pós-graduação e pesquisas no Brasil, a participação de mulheres na ciência e as necessidades de revisão do plano escolar e de combate às deficiências educacionais que abrem espaço para movimentos anticiência.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Brasil precisa renovar a agenda do debate público

Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes

ver em detalhes
Entrevista

Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio

Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina

ver em detalhes
Economia e Negócios

Decisões da Justiça causam insegurança e afetam a economia brasileira 

Para a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail