É professor associado do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).
É diretor científico do J-PAL para a América Latina (The Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab).
Coordena a Rede de Pesquisa em Economia Política da Associação de Economia da América Latina e do Caribe (Lacea).
Foi professor visitante na Universidade Stanford e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambas nos Estados Unidos.
Tem experiência na área de Economia, com ênfases em Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Economia do Setor Público e Avaliação de Políticas Públicas. Sua pesquisa engloba estudos sobre as causas e consequências da corrupção e da qualidade de governos, os incentivos políticos e seus efeitos sobre a economia, bem como a avaliação do impacto de políticas nas áreas de Governança, Educação e Criminalidade.
Graduado em Economia pela Universidade da Costa Rica, com mestrado em Economia pela Universidade de Boston e doutorado pela Universidade da Califórnia – Berkeley (nos Estados Unidos).
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em fevereiro de 2022, Ferraz analisa como tem sido feita a avaliação econômica sobre a eficiência das políticas governamentais; explica a melhor maneira de se equilibrar burocracia de qualidade com algum grau de flexibilidade nas contratações do Estado; e comenta alguns dos programas sociais em discussão no mundo – tal como uma renda mínima universal.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes