Carlos Gustavo Poggio é pesquisador na área de Relações Internacionais, com foco em política externa dos Estados Unidos e da América Latina.
Atualmente, é professor do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
É PhD em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Virgínia, Estados Unidos), com título de doutor reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP).
É mestre em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação San Tiago Dantas – composto por Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Relações Internacionais pela PUC-SP, onde foi professor e chefe do departamento responsável pelo mesmo curso.
É autor de dezenas de artigos publicados no Brasil e no exterior, além dos livros Brazil, the United States, and the South American Subsystem e O pensamento neoconservador em política externa nos Estados Unidos.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Carlos Gustavo Poggio avalia as causas e as motivações que levaram a Rússia a invadir à Ucrânia. O professor salienta que, após três décadas de supremacia norte-americana, o mundo está entrando em um novo período de multipolaridade, no qual os Estados Unidos, a Rússia e a China se posicionam como superpotências. Além disso, Poggio indica que o Brasil, por ser um país em desenvolvimento, pode extrair vantagens para si caso retome os valores diplomáticos tradicionais e não se alinhe a nenhum dos lados. A entrevista foi ao ar no dia 4 de março de 2022.
Crédito da foto: Rafayane Carvalho/Faap
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes